Rua João Batista Mastrangelo nº38 - Campinas - SP

Qual é o Papel de um Manipulador de Alimentos?

Qual é o Papel de um Manipulador de Alimentos?

O cuidado com a segurança e qualidade dos alimentos é a prioridade de qualquer estabelecimento alimentício e por isso, as boas práticas de segurança dos alimentos devem fazer parte da rotina de todas as organizações. Contudo, os procedimentos que envolvem a manipulação dos produtos precisam ser realizados por profissionais capacitados, que estejam devidamente aptos a executar suas tarefas mediante os direcionamentos exigidos pela legislação vigente. Mas você conhece as atividades que um manipulador de alimentos se dedica a desempenhar no dia a dia das empresas? Bom, caso essa ainda seja uma incógnita para a sua gestão, na leitura a seguir vamos descrever as funções e requisitos que você precisa conhecer para instruir um exímio manipulador de alimentos. Confira!

 

Quem é o Manipulador de Alimentos?

 

O manipulador de alimentos é um profissional dotado de habilidades técnicas e extremo bom-senso de que desempenha uma função primordial na segurança e qualidade dos alimentos. Este colaborador é responsável por manusear todos os produtos (embalados ou não) e utensílios envolvidos nos processos de preparo, distribuição e comercialização. Todas as práticas do manipulador de alimentos devem se guiadas por uma metodologia rigorosa de controle de qualidade, garantindo assim que os procedimentos estejam em conformidade com a legislação sanitária vigente.

 
 
 

A manipulação de Alimentos e as DTA

 

Os profissionais envolvidos no manuseio dos alimentos também podem, eventualmente, se tornarem veículos de contaminação. Em situações como essas, surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) podem ocorrer em diversas escalas e por isso, é essencial que os colaboradores tenham o máximo de responsabilidade com essa questão, visando evitar qualquer tipo de disseminação de doenças causadas por bactérias e microorganismos.

 
 
 

Saúde e higiene pessoal dos profissionais

 

Quando o assunto é manipulação de alimentos, a saúde e higiene pessoal dos colaboradores responsáveis torna-se quesito obrigatório para a execução das atividades. Portanto, é dever das empresas certificar-se da situação de saúde dos colaboradores e fornecer condições adequadas e necessárias para que as atividades possam ser executadas de acordo com as exigências da lei. Banhos diários, higienização regular das mãos, manter as unhas curtas e limpas, estar com os cabelos presos e cobertos por touca, vestir uniformes sempre limpos (o que inclui trocas diárias também) são algumas das medidas necessárias para o desempenho da manipulação de alimentos. Além disso, produtos de limpeza, utensílios suficientes e materiais adequados também devem ser disponibilizados aos funcionários. Os manipuladores de alimentos podem atuar em diversas frentes da cadeia produtiva, desde a produção até o armazenamento, preparo e distribuição. A PADRONIZA oferece treinamentos completos com certificados para a toda a sua equipe.